quinta-feira, 7 de outubro de 2010

Neurociência atesta que o yoga ajuda a conquistar o autocontrole

Nos últimos dias, dois casos de professores que tiveram ataque de fúria em sala de aula foram destaque nos noticiários. Ao perderem o controle de suas emoções, eles gritaram, xingaram, agrediram pessoas e, certamente, serão punidos por isso. Casos como esses acontecem todos os dias com profissionais das mais diversas áreas e em outras tantas situações, como a pessoa que se descontrola no trânsito ou a esposa que perde a paciência com o marido pelo atraso para o jantar.

As consequências desses impulsos podem ser catastróficas. Um profissional que não tem comando sobre seus sentimentos é mal visto pelos superiores e pode perder oportunidades de promoção, uma discussão no trânsito pode acabar em agressões graves e os bate-bocas desgastam o relacionamento. Mas é possível reverter esse quadro e controlar os sentimentos. O psicofisiologista e coach ontológico Marcello Árias Dias Danucalov explica que as emoções são causadas por substâncias químicas cerebrais, mas práticas como o yoga e a meditação ajudam a conquistar o autocontrole.

“Nos últimos anos, as descobertas das áreas relacionadas às neurociências tem atestado que os nossos pensamentos racionais, conscientes, são meros moduladores de nossas forças biologicamente mais primitivas, que emergem das profundezas de nosso cérebro mais primitivo. Lá, habita o nosso submundo inconsciente. Mas segundo algumas tradições filosóficas orientais, o que você é num determinado momento, é fruto de como você interpreta a situação. Desta maneira, a raiva não é você, é uma parte de você. Assim como não é você que está presente nos momentos de alegria, e sim uma pequena parte de um todo muito mais complexo. Os maiores responsáveis por tais comportamentos são as tais substâncias químicas, que em última análise, as técnicas advindas da prática do yoga e da meditação tentam entender, dominar, e por que não dizer, de certa forma, transcender”, esclarece o psicofisiologista.

Nos últimos anos a ciência começou a se interessar pelo yoga e pela meditação enquanto técnica de desenvolvimento e aprimoramento cérebro/mental. Inúmeros hospitais e centros de pesquisa têm estudo tais técnicas com grande rigor. Danucalov explica que um dos pressupostos do yoga é o desenvolvimento da concentração, pois, uma vez focado em um só objeto pelo maior tempo possível, o yogue (pessoa que pratica o yoga) diminuiria seus estímulos sensoriais, reduzindo assim seu bombardeamento químico cerebral. Assim, o praticante de yoga entra em contato com um estado cerebral onde clareza perceptiva e racionalidade ponderada subjugam pulsões e instintos mais primitivos. Isso faz com que o indivíduo tenha um maior grau de controle das situações ao seu redor, não se deixando dominar inteiramente pela neuroquímica das emoções.

Isso se explica, pois quando se fala de emoções se fala de medo, aversão, pânico, culpa, amor, ódio, raiva, entre outras tantas. Mas tais sentimentos não são percebidos somente na estrutura cerebral-mental. Essas emoções são somatizadas, ou seja, percebidas em nosso próprio corpo. “As emoções humanas se expressam também em nosso corpo, gerando tensões musculares, dores de cabeça, hipertensão, quando negativas, ou prazer, leveza e bem estar, quando positivas. Estes reflexos corporais indicam que somos portadores de curiosas vias que conectam as emoções geradas no cérebro, com todas as células corporais”, ressalta Danucalov.

Uma das hipóteses do hatha-yoga, o yoga do corpo, hoje compreendida pela ciência contemporânea, é que as emoções interferem nas sensações corporais da mesma forma que as sensações corporais também podem influenciar as emoções. “Esta escola afirma que o desenvolvimento de nossas percepções pode ser melhorado na medida em que focamos nossa atenção em nosso próprio corpo. As séries de posturas físicas conhecidas como ásanas devem ser realizadas com a máxima concentração, com a maior calma possível, assim como com o menor dispêndio energético. Segundo o hatha-yoga, as sensações corporais de relaxamento e tranquilidade retroalimentariam nossas complexas estruturas neuronais, informando-as de que tudo vai bem, criando assim um ambiente favorável ao aparecimento de emoções positivas”, esclarece o psicofisiologista.

Além do yoga e da meditação, técnicas mais cognitivas, como o coaching de abordagem ontológica e as terapias cognitivo comportamentais são outras atividades que exigem atenção, interiorização e percepção de pensamentos automáticos disfuncionais e podem ajudar quem almeja comandar, ao menos parcialmente, os próprios impulsos.

quinta-feira, 30 de setembro de 2010

Gaya Yoga Spa promove Workshop de Anusara Yoga em Curitiba

Nos dias 16 e 17 de outubro, o Gaya Yoga Spa promove o Workshop de Anusara Yoga, com Greta Hill. Anusara significa “fluir com a graça” e “adentrar na corrente do coração”. Anusara Yoga é um poderoso sistema de yoga que mescla a filosofia tântrica com Princípios Universais de Alinhamento. Este elegante sistema combina técnicas terapêuticas biomecânicas com uma filosofia de expansão do coração que celebra graça, delírio, criatividade, e comunidade.

A professora Greta Hill ensinou extensamente em Los Angeles, Califórnia, onde foi co-criadora do primeiro programa de formação de professores do estúdio Black Dog Yoga. Seu ensino é fortemente influenciado por seu profundo estudo com seu professor e mentor John Friend, fundador da Anusara Yoga.

No sábado, dia 16, das 9h30 às12h, acontece a aula “Fluindo com a graça”. Nesta aula os princípios universais de alinhamento serão usados para abrir o corpo e coração para a corrente mágica da graça que é inerente a vida, com uma grande variedade de ásanas que culminarão com extensões de coluna para abrir o coração. A aula “Cultivando um Lótus” acontece das 14h ás 17h e usa os princípios universais de alinhamento para abrir o quadril. Essa aula incluirá pranayama e meditação.

No domingo, das 9h30 às 12h, a aula “Celebrando Shri” aplica uma matriz de posturas criativas para celebrar a beleza Divina (Shri) que adiciona cor, vibração e brilho a vida. Essa será uma pratica completa que inclui posturas em pé, extensões de coluna, equilíbrio sobre os braços e invertidas. Será uma celebração artística da beleza e da abundância da vida.

John Friend, fundador da Anusara Yoga, é um dos mais carismáticos e celebrados professores de hatha yoga do mundo. Ele criou o Anusara Yoga em 1997 após muitos anos de prática e estudos como uma oferta à sua visão inovadora. Anusara é hoje uma das escolas de Yoga de maior crescimento, com cerca de 250 professores certificados e mais de 200.000 estudantes pelo mundo.

Para inscrições e mais informações, entre em contato com o Gaya Yoga Spa pelo telefone 41 3013-1115 ou pelo email gaya@gayayogaspa.com.br. As vagas são limitadas.

Workshop Workshop de Anusara Yoga com Greta Hill
Data: 16 e 17 de outubro
Horário: Sábado 9h30 às 12h – 14h às 17h e Domingo 9h30 às 12h
Local: Gaya Yoga Spa
Rua São Pedro, 479 – Cabral
Investimento: R$ 276,00 (3x de R$ 92,00)
Inscrições: gaya@gayayogaspa.com.br ou 41 3013-1115

segunda-feira, 13 de setembro de 2010

Semana do Yoga começa nesta segunda-feira (13) em Florianópolis

Tirar um dia para relaxar, refletir e dar um tempo dos problemas diários. É isso que propõe a 6ª Semana Municipal de Yoga, que começa nesta segunda-feira e vai até domingo, em Florianópolis. O evento é gratuito e levará o exercício a vários pontos da Capital.

Mais de 40 atividades, entre prática de yoga, palestras, apresentações e meditação, estão previstas na programação. A semana faz parte das celebrações do dia mundial do yoga, comemorado em 22 de setembro.

No último dia da semana, haverá um grande encontro no Centro de Eventos da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Serão feitas discussões e vivências sobre a prática, palestras, mesas redondas sobre saúde integral e medicina ayurvédica.

A semana é feita por professores e alunos da Capital e as atividades são distribuídas em vários bairros da cidade. Qualquer pessoa que se interessar pode participar. Os exercícios serão voltados para adultos, idosos, grávidas e até mesmo crianças.

— Queremos que isso seja multiplicado, para que as pessoas entendam o bem estar que o exercício proporciona. É para elas pararem um pouquinho e refletirem sobre suas vidas — observa a idealizadora do evento e professora de yoga, Fabiana Budy Winiawer.

Fabiana explica que o yoga integra a mente com o corpo, para trazer harmonia ao espírito. Isso é conseguido com exercícios de respiração, postura e meditação. Apesar de ser relaxante, Fabiana ressalta que é revigorante, porque trabalha muito com a força.

— O praticante adquire equilíbrio integral, da mente e do físico. As pessoas ficam menos estressadas, desenvolvem melhor as capacidades e a autoconfiança.

Praticantes comemoram benefícios

Aos 51 anos, Carlos Umberto Pereira não sente dores, não vai a médicos, não usa óculos. Para ele, a vida saudável foi conquistada graças ao yoga. Ele procurou o exercício há 22 anos para amenizar o problema da enxaqueca. Nunca mais abandonou a prática.

A artista plástica Dinah de Aquino Weininger também consegue driblar a enxaqueca com yoga:

— Quando me vem aquela ânsia de vômito, começo a praticar um dos exercícios. A dor de cabeça nem aparece.

Foi também com o yoga que ela deu fim à insônia. Com exercícios de respiração, não teve mais dificuldade para dormir. A enfermeira aposentada, Sônia Maria de Castilhos, 64 anos, começou a praticar yoga porque a prática era oferecida no hospital público, onde trabalhava:

— Como era uma rotina muito estressante, a gente praticava para tranquilizar. Hoje, não trabalho mais lá, mas não abandonei o yoga e nem pretendendo largar.

Sobre o yoga

Ciência indiana milenar, com diversas técnicas e linhas de abordagem, o yoga integra corpo, mente e espírito. A palavra yoga vem da raiz sânscrita “YUJ”, que significa unir, juntar. Há diversos métodos de yoga. No Brasil, destaca-se o Hatha Yoga, em que “Há” representa a energia positiva e o “Tha”, a negativa. A prática busca a integração do positivo com o negativo, aprimorando o domínio do corpo com efeitos nas estruturas físicas e emocionais. Além do Hatha Yoga, há o Bhakti Yoga que é o yoga devocional feito por orações, vocalização de mantras e meditações.

sábado, 28 de agosto de 2010

Yoga do riso ajuda a relaxar e a socializar

O riso não é apenas sinônimo de felicidade e bom-humor. Dar boas gargalhadas pode proporcionar benefícios ao corpo e à mente, além de estimular a interação entre as pessoas. Praticada em mais de 60 países, a Yoga do Riso é uma atividade capaz de transformar a emoção de sorrir em uma técnica relaxante.

Criada pelo médico indiano Madan Kataria, ela é desenvolvida através de exercícios de respiração, de alongamento e de meditação. As aulas são voltadas a todos os públicos, desde crianças até idosos. O trabalho realizado durante as sessões pode variar de acordo com o grupo de alunos.

— Nas aulas voltadas a idosos, procuro fazer exercícios onde as pessoas permaneçam, a maior parte do tempo, sentadas. Exercícios com pulos e com mais movimentos são pouco utilizados, pois exigem um maior preparo — explica a líder de yoga do riso Caroline Mello.

Segundo ela, as crianças são muito mais receptivas: contar historinhas e fazer brincadeiras são componentes que auxiliam na hora de praticar o riso. Como forma de estimular o desempenho profissional e aumentar a sociabilidade, a modalidade também pode ser realizada em empresas.

Apesar de ser uma técnica estimulante, a atividade ainda encontra resistência por parte de muitos adultos. Conforme explicou Caroline, cada pessoa reage de uma forma e se adapta às suas limitações. Existem aqueles que praticam a atividade, mas no dia a dia são pouco estimulados a sorrir, o que causa uma certa inibição durante os exercícios.

Já outros contagiam os demais participantes com risadas espontâneas, tornando ainda mais leve o ambiente de meditação. Inspirados no mantra “finja, finja, até que atinja”, os alunos purificam a mente através do riso, liberando todas as impurezas responsáveis pelo mau-humor.

Ao som de músicas que ajudam a relaxar, a líder propõe a realização de exercícios lúdicos, resgatando os diferentes tipos de risada.

— A sensação é gratificante. Os exercícios te trazem uma leveza, e a interação entre os alunos é instantânea. No final da aula, parecia que conhecia as pessoas há muito tempo — conta Heraldo Gomes, ao participar pela primeira vez da atividade.

terça-feira, 24 de agosto de 2010

Estudo diz que yoga ajuda a melhorar humor e a diminuir ansiedade

Uma pesquisa da Faculdade de Medicina da Universidade de Boston, nos Estados Unidos, sugere que a yoga tem efeito positivo no humor e na diminuição da ansiedade. De acordo com a pesquisa, a prática estimula a produção de um neurotransmissor conhecido como GABA, que diminui os estímulos nervosos e relaxa as células do cérebro.

GABA é a sigla em inglês para ácido gama-aminobutírico, regulador de sinapses (conexões entre neurônios). Baixos níveis do ácido são associados com a depressão e outros transtornos de ansiedade.

Os pesquisadores acompanharam dois grupos aleatórios de pessoas saudáveis durante 12 semanas. Um deles praticou yoga três vezes por semana durante uma hora, enquanto os demais caminharam durante o mesmo período.

Usando imagens de ressonância magnética, os pesquisadores digitalizaram os cérebros dos voluntários antes do início do estudo. Na 12ª semana, os cientistas compararam os níveis de GABA de ambos os grupos antes e depois da última sessão de 60 minutos.

Cada pessoa também foi convidada para avaliar o seu estado psicológico ao longo do estudo. Aqueles que praticaram yoga mostraram uma diminuição mais significativa da ansiedade e mais melhorias no humor do que aqueles que andaram, segundo o autor do estudo e professor de psiquiatria e neurologia da Universidade, Chris Streeter.

- Com o tempo, mudanças positivas nestes relatórios foram associadas ao aumento dos níveis de GABA.

De acordo com Streeter, a prática da yoga pode ser considerada como uma terapia potencial para certos transtornos mentais.

quarta-feira, 18 de agosto de 2010

Yoga Ativa é a nova escola de Yoga em Curitiba

Yoga Ativa é um espaço criado para acolher todos aqueles que procuram mais qualidade de vida. Segundo a proprietária Maria Angélica Sanches, a proposta é oferecer às pessoas a oportunidade de se auto-conhecer, trazendo equilíbrio para o seu funcionamento físico, mental, intelectual, social, emocional e espiritual. Para que isso aconteça, além das aulas em grupo, a Yoga Ativa oferece atendimento individual uma vez por mês como parte da metodologia adotada, salienta Maria Angélica.

O Yoga apresenta um conjunto de técnicas com intuito de auxiliar o indivíduo em seus processos de mudança a fim de promover o bem-estar. Portanto, é acessível para todos, sem discriminação de idade, da condição física e emocional.

Para praticar é preciso ter interesse e dedicação. Está comprovado que a prática do Yoga traz outros benefícios: melhora a flexibilidade, força, tonificação muscular, atua na prevenção de dores e melhora a respiração.

ESCOLA

O espaço físico foi todo planejado sob os princípios do Feng Shui. Seu propósito é observar as influências da natureza sobre os seres humanos e os ambientes a fim de conservar as influências positivas do espaço e minimizar as negativas para que a harmonia prevaleça, beneficiando seus usuários.

ATIVIDADES

Yoga
- Aula em grupo
- Aula particular
(incluso um atendimento individual por mês)

Terapia Corporal
- Técnicas da Psicologia Corporal (reichianas e bioenergéticas) como forma de terapia pessoal.
Esta abordagem associa a terapia verbal com práticas corporais visando equilibrar o sistema energético do ser humano por meio da mente e do corpo.

Renascimento
- Técnicas Respiratórias como forma de terapia pessoal.

Massagem Ayurvédica
- Massagem com origem na Índia que tem o objetivo de liberar as toxinas e as tensões, além de movimentar a energia corporal.

Serviço
O que: Yoga Ativa
Onde: Coronel Dulcídio, 2281 – Água Verde – Curitiba, PR
Contato: (41) 3044 0207/ (41) 9996 8809

quinta-feira, 12 de agosto de 2010

Santander apresenta a 5ª edição do Yoga Pela Paz

O Santander apresenta a 5ª edição do Yoga pela Paz nos dias 13, 14 e 15 de agosto, em São Paulo que busca promover o equilíbrio e paz de cada pessoa por meio de aulas de yoga e meditação, além de palestras e apresentações musicais.

Ao se associar a essa ação, o Santander pretende incentivar práticas que contribuam para o bem-estar social. Quando pensamos em sustentabilidade, pensamos em construir um mundo melhor para os nossos filhos e para as demais gerações. E o Yoga Pela Paz, que cresce a cada ano, propõe justamente uma reflexão nesse sentido, de um mundo mais harmônico e melhor para se viver.

No dia 15 de agosto, das 9h às 13h, o Parque do Ibirapuera será palco para a união de todos aqueles que desejam a paz e um mundo menos violento. Neste dia, o Yoga pela Paz 2010 pretende reunir cerca de 20 mil pessoas de todas as idades e crenças unidos pela prática de Yoga e meditação e de apresentações musicais.

quarta-feira, 11 de agosto de 2010

Casal cria calendário com cães e gatos em poses de yoga

O casal americano Dan e Alejandra Borris, que mora no estado do Texas (EUA), criou uma calendário em que cães e gatos aparecem em poses clássicas de yoga. Segundo a agência “Barcroft Media”, Dan, que é fotógrafo profissional, trabalhou as fotos no photoshop, programa para tratamento e edição de imagens.

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terça-feira, 22 de junho de 2010

Livro ensina praticantes de yoga a adotar “posturas” de vida sustentável

O livro “Yoga Verde”, lançamento da Editora Pensamento, é leitura obrigatória para os que pretendem incluir na prática diária de yoga atitudes sadias para com todos os seres vivos.

Ele relaciona as práticas da yoga com a preservação do meio ambiente.

Escrito por Georg Feuerstein, premiado autor de “Encliclopédia de Yoga” (Editora Pensamento), o Yoga Verde convoca os praticantes de yoga a adotar um estilo de vida “verde”, em consonância com a sabedoria yogue, que trata com profundo respeito tanto o ambiente interno como o externo.

Repleto de números e estatísticas, o livro traz à tona informações preciosas sobre a degradação do meio ambiente e suas consequências como o aquecimento global; a poluição da terra, da água e do ar; a extinção em massa das espécies, o desmatamento, a perda do solo arável e do esgotamento da água.

Também apresenta o que é possível fazer agora para minimizar a degradação ambiental.

Georg Feuerstein é conhecido internacionalmente pelos inúmeros livros sobre yoga. Em 2004, depois de se mudar dos Estados Unidos para o Canadá, voltou a atenção às questões ambientais.

Brenda Feuerstein é instrutora de yoga e consultora de saúde e condicionamento físico. É diretora da Traditional Yoga Studies e da Green Yoga Initiative.

O livro tem 152 páginas e custa R$ 27,00.

sexta-feira, 28 de maio de 2010

Brincayoga mistura técnicas de yoga com diversão em Taubaté este fim de semana

O Sesc Taubaté promove no próximo domingo (30), às 10h, com a professora Renata Perez, o Brincayoga. A ideia é combinar técnicas de yoga com música, história e brincadeiras corporais, e envolver os participantes na diversão.

O Brincayoga é a atividade deste mês do Zen Idade, programa que promove práticas alternativas visando o desenvolvimento corporal e a melhoria da qualidade de vida. A atividade também proporciona a interação entre as diferentes gerações (crianças, adolescentes, adultos e terceira idade).

A participação é gratuita e não é necessário fazer inscrição. O Sesc Taubaté está localizado na Avenida Milton de Alvarenga Peixoto, 1264, Esplanada Santa Terezinha. Mais informações pelo telefone 3634-4000.